Erro no Protools ASIO device properties have been changed | Estudio Vitor

Erro no Protools ASIO device properties have been changed

Se você usa o Pro Tools no Windows 10 já deve ter recebido a mensagem:"ASIO device properties have been changed by the device control . Pro Tools must be restarted for these changes to take effect. Please restart Pro Tools." . Não se preocupe, pois ainda é possível fazer com que ele voltar ao normal.


O que a mensagem diz é que as propriedades do ASIO foram mudadas e que você precisa reiniciar o Pro Tools para que tudo volte a funcionar. Mas nem sempre volta a funcionar. Mesmo clicando em Save ou Quit, e reiniciando o Pro Tools a mensagem insistirá em voltar, e se essa mensagem aparecer você não conseguirá usar o PT.



No meu caso a minha placa de som é um pouco antiga, é a FireStudio de 16 canais da Presonus que funciona via FireWire. E pra resolver passei muita raiva até descobrir o que era. 

A solução paliativa: Fechar o PT e ir no Gerenciador de dispositivo, entrar em Controladores de som, vídeo e jogos, localizar o drive da sua placa e clicar com o botão direito do mouse em cima do drive e desabilitá-lo .
Isso mesmo, desabilitá-lo. Ele vai mostrar a mensagem acima, click em SIM e talvez ele mostre uma nova mensagem como essa abaixo dizendo se você quer reiniciar o seu PC.



Se ela aparecer você deve reiniciar o PC. Em seguida abra o seu PT e vá no menu em Setup/ Playback Engine e se sua placa não aparecer, volte no Gerenciador de Dispositivo Controladores de som, vídeo e jogos , click com o botão direito do mouse e Habilite a sua placa.



Nesse momento dentro do PT você já deve ver a sua placa na lista, é só clicar nela, dar OK e você vai conseguir fazer o PT funcionar.

Mas ai que tá o problema. Pois ao fechar o PT o drive da ASIO volta as configurações diferentes e você deverá fazer esse processo todas as vezes.

Outra coisa que pode fazer o PT funcionar, é entrar nas configurações de som do Windows e configurar as abas de Gravação e Playback para 2 canais, 16 bits e 48000 Qualidade de DVD.

Não estranhe, pois é assim que deverá estar lá. Mesmo que o PT trabalhe a 24 bit, no Windows terá que estar em 16 bit.


A solução definitiva:
No meu caso era o driver da Asio4all que estava instalando e causando a mensagem acima.

A solução foi desinstalar o driver asio4all. Algumas placas podem precisar desse do drives asio4all pra diminuir a latência, mas no meu caso o drive da placa já é suficiente.

Lembrando que para instalar o drive da Presonus e cliquei com o botão direito e instalei no modo de compatibilidade.

Daniel José Sobrinho

Apaixonado por Tecnologia/Programação, Linux e Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Estudio Vitor.

Deixe seu comentário, duvida ou sugestão que vamos lhe responder.

Obrigado